O Brasil tem cidades incríveis, e claro, que muitas delas serviram de cenário para diversos romances que são clássicos da nossa literatura. Pensando nisso, separamos três destinos especiais para quem ama ler e viajar.

Ela nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim. Bem como os personagens de Jorge Amado, Ilhéus é uma cidade cheia de personalidade! O lugar respira as histórias do autor em cada cantinho, rua, café ou bar.

Quando estiver por lá, aproveite para visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, onde você pode aprender tudo sobre a sua vida e obra. Outros pontos que valem a visita, quase literária, são o famoso Bataclan, o Bar Vesúvio e a Catedral de São Sebastião. Ah, e não esqueça de tirar aquela foto obrigatória ao lado da estátua do escritor, uma daquelas lembranças que todo álbum de viajante tem que ter. )

Clássico dos clássicos da literatura romântica brasileira. A belíssima história de amor entre Augusto e Corolina se passa na, também bela, Ilha de Paquetá. A relação do livro com o lugar é tanta, que alguns estudiosos acreditam que a história tenha de fato acontecido no local, sendo o próprio Joaquim Manuel de Macedo o seu protagonista.

Entre as praias da ilha, não deixe de visitar a Praia da Moreninha, que tem esse nome em homenagem à obra, assim como a Pedra da Moreninha, que oferece uma vista espetacular do lugar.

Mesmo quem não leu o livro, escrito pela gaúcha Letícia Wierzchowski, certamente conhece a história das mulheres que fazem parte da vida de Bento Gonçalves, líder dos farrapos! O romance é tão incrível que virou até minissérie na tv!

E para saber mais sobre o período histórico em que se passa esta história emocionante, vale visitar o Museu Histórico Farroupilha e a Casa de Garibaldi. se estiver de carro pode pegar a estrada para São Lorenço do Sul, onde se encontra a Fazenda do Sobrado, antiga propriedade de Don’Anna Joaquina, uma das irmãs de Bento Gonçalves. O lugar também abrigou ninguém menos que Giuseppe Garibaldi, outro importante personagem da revolução.

 

Veja onde se hospedar.