Viajar por si só já é delicioso. Agora imagina viajar para conhecer os chocolates mais gostosos do país! Se você é um apaixonado por essa iguaria dos deuses, olha só o roteiro que a gente preparou para chocolátra nenhum botar defeito. ❤

O combo frio + chocolate é praticamente um sinônimo de aconchego. E é isso o que você sente ao chegar em Nova Friburgo. No distrito de Mury, polo gastronômico da cidade, estão restaurantes especializados em fondues, que contam com conchas e conchas de chocolate quente. Antes de ir, vale a pena conferir as datas de dois festivais deliciosos: o Festival do Chocolate e o Festival do Morango, ambos repletos de marcas artesanais que são a perfeição!

Sabia que Ilhéus é uma grande produtora de Cacau? Sim! E além de experimentar o resultado desta produção, você ainda pode acompanhar toda ela bem de pertinho. É que a cidade possui diversas fazendas que são abertas ao público. As visitas são guiadas e apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita. E antes que você pergunte, SIM, elas também possuem degustação, a melhor parte do passeio, né? 😛

Os “Alpes brasileiros” são uma aventura e tanto para quem está em busca de uma viagem deliciosa. O friozinho de Campos do Jordão praticamente exige uma lareira, um cobertor e um bom chocolate quente. Mas a sua experiência gastronômica não para por aí. A cidade produz uma variedade de mais ou menos 300 tipos de bombons, de todas formas e sabores, com combinações que vão do clássico choclate ao leite até misturas com pimenta e vinho!

Não dá pra falar de Brasil e chocolate no mesmo post e não citar Gramado. Ela é simplesmente o maior polo de fábricas de chocolate do país. Existem mais de 100 dentro dos pouco mais de 200 quilômetros de extensão da cidade, muitas delas são inclusive abertas para visitação. A coisa lá é tão séria, que o lugar conta até com o Museu do Chocolate, que aliás é uma visita maravilhosa para todas as idades. Difícil vai ser arranjar espaço na mala para trazer tantas “lembrancinhas” de dar água na boca.

 

Confira os hotéis do nosso Clube.