Se você já viajou de avião, deve ter ouvido a tripulação recomendando desligar os telefones e equipamentos eletrônicos durante a decolagem ou até mesmo durante todo o vôo. Por que essa regra existe?

Tatiana Melo é aeromoça e trabalha na aviação há 7 anos. A gente tirou várias dúvidas com ela sobre os procedimentos padrão para o uso de eletrônicos durante as viagens de avião. Olha só!

 

Regras atuais para uso de equipamentos eletrônicos nos voos

 

MONTREAL: Oi, Tatiana! Quais são as regras atuais para uso de equipamentos eletrônicos nos voos?

TATIANA: Atualmente, as regras para uso de aparelhos eletrônicos a bordo das aeronaves são as seguintes: após fechamento das portas, é solicitado ao cliente que coloque o aparelho “modo avião” e que assim permaneça durante todo o voo. Após o pouso, durante o taxiamento da aeronave, algumas empresas autorizam o uso normalmente. Já outras são mais restritivas e só autorizam a utilização após a abertura da porta principal da aeronave.

MONTREAL: Qual o perigo de quebrar essa regra?

TATIANA: Essas medidas são tomadas para evitar eventuais interferências no vôo.

 

“Os aparelhos deveriam permanecer desligados durante todo o vôo”

 

MONTREAL: Essa regra já foi diferente?

TATIANA: Anos atrás, as regras eram diferentes e os aparelhos deveriam permanecer desligados durante todo o vôo.

 

Como funciona o telefone do avião

 

MONTREAL: Como funciona o telefone da cabine do avião e como ele é diferente dos telefones convencionais?

TATIANA: Chamamos os telefones que temos a bordo de interfone ou P.A (termo utilizado na aviação que também significa interfone) e é através dele que mantemos a comunicação entre a tripulação técnica (pilotos) e a tripulação comercial (comissários). Destes interfones podemos efetuar chamadas de diferentes áreas da aeronave, podendo ser  tanto em situações normais, da cabine de passageiros para cabine de comando, quanto em chamadas de emergência entre as estações.

O interfone é um equipamento do próprio avião e suas funções são restritas à comunicação a bordo. Ele também pode ser utilizado como microfone para anúncios na cabine de passageiros.

 

Será possível realizar ligações e navegar na internet durante vôos?

 

MONTREAL: Muito interessante, Tatiana. Agora queremos saber a sua opinião: Você acredita que no futuro será possível realizar ligações e navegar na internet durante os vôos domésticos?

TATIANA: Atualmente empresas brasileiras já possuem o serviço de wifi a bordo das aeronaves podendo este ser tarifado ou não, onde o passageiro pode navegar na internet durante todo o vôo, respeitando a regra de manter o aparelho eletrônico em modo avião. O serviço de ligações a bordo de vôos domésticos existe, inclusive alguns anos atrás houveram empresas que possuíam este serviço, porém os altos custos que as operadoras de telefonia cobravam por este serviço o tornaram pouco atrativo para os clientes e, devido à baixa demanda, foram retirados dos vôos. Acredito que futuramente as empresas irão se adequar às necessidades dos clientes e será possível realizar chamadas e utilizar internet normalmente.