Materia Revista

Apesar de tão arraigado na história de Minas, ninguém sabe ao certo como e quando ele surgiu. Alguns estudiosos acreditam que tenha sido criado no século XVIII, como uma “alternativa” ao pão, tão consumido pelos portugueses. Como a farinha de trigo era importada da Europa, demorava a chegar e tinha baixa qualidade, a saída foi buscar um substituto mais abundante no Brasil: a fécula de mandioca, conhecida como polvilho. A junção com o queijo teria ocorrido nas fazendas de queijo, em que se faz necessária a raspagem do produto. Os escravos, para não desperdiçarem essas sobras e obterem mais um alimento em sua restrita dieta, utilizavam os resíduos na massa do “pão”.

Seja qual for a sua origem, é raro encontrar alguém que não goste dessa iguaria, que tem inúmeras receitas. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos; acrescenta-se banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina; ovo; água ou leite; sal; e os mais variados tipos de queijo. Mais recentemente, a receita básica ganhou variações com recheios de calabresa, cheiro-verde, goiabada, massa com batata doce, biomassa de banana, ricota e até tofu.

Está com água na boca? Não precisa. O site da Emater Minas Gerais traz várias receitas dessa delícia tipicamente mineira. Fomos buscar para vocês duas receitas, uma mais tradicional e outra com uma pegada fitness.

Mas se você quiser conhecer mais opções, basta acessar emater.mg.gov.br, clicar na opção “Confira as nossas receitas” e escolher a sua preferida.

Pão de queijo tradicional

Pão de queijo de batata f it