Materia Revista

A explicação mais comum para esse fenômeno diz que as altas temperaturas de suas fontes vêm de um vulcão extinto que, pressionando as águas por gases e por calor, faz com que elas brotem das trincas das rochas. Já a Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (AMAT) afirma que elas provêm das chuvas que penetram a mais de 1.000 metros no chão, onde, depois de aquecidas pelo aumento da temperatura no centro da Terra, retornam à superfície. Seja qual for a versão verdadeira, esse paraíso termal – descoberto em 1722 pelo sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, quando procurava ouro e pedras preciosas – hoje é visitado, anualmente, por cerca de um milhão de turistas em busca de tranquilidade e muita diversão.

Atualmente um dos mais importantes polos turísticos do estado de Goiás, o balneário reúne uma infraestrutura hoteleira impressionante, com atrações para todos os gostos, como o resort Acqua Park L’acqua diRoma, que possui um parque aquático com mais de 16.000m² com piscina de ondas, escorregador, toboáguas, duchas, ofurô, brinquedoteca, bares molhados e ainda cinema, academia, espaço gourmet e salão de jogos. Bem perto do hotel está o Monumento das Águas, uma homenagem ao maior bem da cidade, que vale um tempinho para fotos.

Porém, Caldas Novas é muito mais que suas famosas águas quentes. Existem outros pontos turísticos que merecem destaque, como o Parque Estadual da Serra de Caldas, uma unidade de conservação com 120km² criada em 1970, localizado a 5km da cidade. Suas trilhas permitem uma imersão na fauna e na flora do Cerrado brasileiro. Não deixe de visitar as quedas da Cascatinha e do Paredão, que formam poços de águas cristalinas ideais para se refrescar da caminhada. Quer mais sombra e água fresca? Então, a 7km do centro está o Lago de Corumbá, um espelho-d’água com 65km², um lugar de natureza abundante, o cenário perfeito para passeios de lancha, barco, jet ski e pesca esportiva.

Outro programa imperdível é andar pela praça central Mestre Orlando, que abriga a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a construção mais antiga da localidade, inaugurada em 1850, e o Calçadão Orcalino Santos, com vários bares e restaurantes. Não deixe de experimentar a peculiar culinária da região, como a galinhada com pequi e guariroba; e sobremesas com doces de frutas e de leite produzidos artesanalmente.

Se relaxar é o que você precisa no momento, arrume as malas e aproveite mais essa opção que a Montreal Clube de Hospedagem oferece a você.