Materia Revista

Visitar a Tailândia é um daqueles desejos que estão no imaginário de qualquer pessoa: comidas exóticas, templos majestosos e praias paradisíacas. Bangkok, a Capital tailandesa, impressiona com seus arranha-céus esplendorosos, trans- porte público eficiente, gastronomia peculiar, noites animadas e mais de 400 santuários por toda a cidade.

Milhares de templos estão espalhados pelo país. Entre os principais estão o Wat Phra Kaew, o templo do Buda de Esmeralda, que fica dentro do Grand Palace, o ponto turístico mais visitado da Tailândia; o Wat Pho, o templo do Buda Reclinado, onde fica a maior estátua de Buda nessa posição, medindo 46m de comprimento por 15m de altura; o Wat Suthattepwararam, o Wat Thepthidaram Worawihan e o Loha Prasa Metal Castle. Explore ainda o Wat Arun, que homenageia o deus Hindu Aruna e tem torre em espiral e lindos detalhes em porcelana chinesa. No meio de Chinatown fica o Wat Traimit, o templo do Buda de Ouro, com uma estátua de ouro maciço de 5,5 toneladas.

Distante cerca de 100km da Capital, os inusitados Damnoem Saduak, um mercado flutuante com barquinhos que vendem comidas e frutas, e o mercado do trem de Maekong, que funciona em cima dos trilhos, merecem uma visita. A locomotiva passa no local duas vezes ao dia, as tendas são recolhidas e remontadas, retomando as vendas.

De noite a programação continua intensa. Em Sukhumvit, a região mais moderna de Bangkok, fica a Soi Cowboy, uma rua repleta de bares e casas noturnas. Para entender melhor a cultura local, a dica é a pitoresca Khao San Road, a rua que nunca dorme, onde se encontra de tudo: de estúdios de tatuagem até barracas que vendem espetinhos de escorpiões e insetos grelhados. Explore a culinária thai nos Night Market: os mais conhecidos são Ratchada, Soi 38, Silom, Asiatique, JJ Green, Plane Market e Patpong.

Se tiver tempo, vá a Chiang Mai, a capital espiritual do país, 700km ao norte de Bangkok. Você não conseguirá ver todos os 300 templos, mas programe-se para ir ao Wat Chedi Luang, cuja construção foi iniciada no século XIV, o Wat Phra That Doi Suthep no alto da montanha e o Wat Rong Khun, o fenomenal templo branco na cidade de Chiang Rai.

O litoral encanta com praias que combinam natureza exuberante com areia branca e fininha, águas em tons azuis e esverdeados e um pôr do sol com cores inimagináveis. No Golfo da Tailândia escolha entre as ilhas de Samui, Phangan ou Tao e explore as outras em passeios, para aproveitar melhor a viagem. Samui, a maior delas, possibilita mergulho, trilhas, cachoeiras, safári e um passeio pelo Parque Nacional Marinho de Ang Thong – arquipélago que reúne 42 ilhas com barreiras de corais e lagoas. Conheça também o Big Buddha, uma estátua de 15m de altura, em Bophut, e o Wat Plai Laem, com imagens de Buda, Ganesha e da Deusa de 18 Braços. Apesar de ter ficado famosa pela Full Moon Party – que acontece uma vez por mês na praia de Haad Rin –, Phangan é perfeita para praticar esportes como vela e windsurf ou curtir praias como Haad Chao Phao, Haad Yao e Haad Salad.

A oeste, os destaques são Phuket, Krabi e Ko Phi Phi. Badalada, Phuket agrada com a mistura arquitetônica do centro comercial Phuket Town e o pôr do sol visto de Phromthep Cape. Em Koh Phi Phi ficam Bamboo Island, Mosquito Island e Maya Bay, onde foi filmada a película “A Praia “, com Leonardo DiCaprio. Banhada pelo Mar de Andaman, Krabi tem mais de 150 ilhas cheias de cavernas, piscinas naturais, cachoeiras e falésias. Pegue um speed boat ou um long tail boat e vá até Hong Island. A paisagem da Hong Lagoon, uma lagoa verde-esmeralda no meio da ilha é de tirar o fôlego. Faça o Island Tour – escolha entre quatro ou sete ilhas – e desbrave a Khao Phing Kan, conhecida como James Bond Island, cenário do thriller “007 contra o Homem da Pistola Dourada”.