Materia Revista

A cidade italiana que encanta por seus canais, gôndolas, beleza e cultura.

Diferente de tudo, Veneza carrega a fama de lugar mais romântico do mun-do, sendo um dos principais destinos de casais apaixonados. Foi formada a partir do século V, na época das invasões bárbaras, quando habitantes da região noroeste da Itália buscaram refúgio à beira do Mar Adriático. Os novos habitantes ocuparam as 120 ilhotas, cortadas por 177 canais; e, quando estavam totalmente tomadas, começaram a avançar sobre o mar. Para isso, construíram passarelas suspensas, por meio de fundações em madeira, fincadas entre 2 e 5 metros de profundidade.

As primeiras pontes surgiram em 1170. Hoje são mais de 400. As principais são a Ponte Rialto e a Ponte dell’Academia, sobre o Grand Canal, que corta a cidade inteira. Piazzas e palazzos deslumbrantes criam uma atmosfera exótica e misteriosa. Para desfrutar desse cenário tão diferente, que tal chegar ao hotel de táxi-barco? Você vai encontrá-los nos píeres do aeroporto e da estação de trens. Vários hotéis têm seu próprio atracadouro, o que facilita muito o acesso.

Prepare-se para caminhar bastante, já que não há vias para carros, só ruelas estreitas, canais e rios. Aproveite também para fazer o emblemático passeio de gôndola, que não pode faltar em uma viagem a Veneza. A duração vai depender do percurso escolhido, mas o tempo médio é de 30 a 45 minutos, passando pelos principais pontos turísticos.

Veneza é dividida em sestieri – ou bairros – e dá para percorrer tudo a bordo dos vaporettos, os ônibus aquáticos. Se tiver tempo, pegue a linha 1, que percorre o Gran Canal, para ver os mais impressionantes palácios da comuna italiana. Os detalhes, as fachadas, os estilos, os lustres e adornos vislumbrados são de tirar o fôlego.

No centro turístico, a Piazza San Marco é uma das praças mais espetaculares da Itália. Não deixe de visitar a imponente Basílica de San Marco, de estilo bizantino, repleta de mosaicos dos séculos XII e XIII, obras de Ticiano e Tintoretto e os famosos Cavalos de São Marcos – fabulosas esculturas de bronze do século IV a.C, trazidas de Constantinopla, em 1204. Pare para tomar um cappuccino original em um dos vários cafés históricos – como o Café Florian – e contemple o Campanário e a Biblioteca Marciana. Vá ao magnífico Palazzo Ducale e também à Torre do Relógio, de onde é possível ter uma visão panorâmica dos monumentos.

Como em toda a Itália, comer bem em Veneza é muito fácil. Diversos restaurantes, bistrôs e barraquinhas oferecem comida caseira saborosa, feita com ingredientes frescos, seguindo a melhor tradição cultural italiana. Experimente os mariscos e os deliciosos risotos acompanhados por um bellini – um coquetel à base de pêssego e prosecco, simplesmente divino! Se sobrar tempo, pegue um barco para conhecer, em apenas um dia, as ilhas de Burano, Torcello e Murano, onde estão as fábricas e os habilidosos artesãos do vidro, responsáveis pelos cobiçados cristais murano.